segunda-feira, 19 de julho de 2010

Mas afinal, o que é a hipertensão arterial?

    
     O coração é uma poderosa bomba que bate de 60 a 80 vezes por minuto durante toda a nossa vida. Ele exerce essa função através da contração do músculo cardíaco, que impulsiona de 5 a 6 litros de sangue por minuto para todo o corpo. Ao se contrair (como se apertássemos uma pêra de borracha), envia o sangue com força, relaxa e volta a se contrair, para relaxar logo em seguida. Podemos verificar esse bombeamento simplesmente tomando o pulso. Pelo fato das artérias serem elásticas, elas se expandem sempre que o coração bombeia o sangue e cada vez em que há o relaxamento do mesmo, percebemos a pausa no pulso.
     A chamada pressão arterial é justamente a força com a qual este órgão bombeia o sangue através dos vasos. Podemos determiná-la pela resistência que o sangue encontra para circular pelo corpo e pelo volume que sai do coração.
     Contudo, todo esse processo, aparentemente simples pode ser modificado caso a viscosidade (espessura) ou volume do sangue se altere e também se houver variação na elasticidade dos vasos ou na freqüência cardíaca (batimentos por mintuto). Esta última adapta-se a cada situação fisiológica. Além disso, cabe lembrar que os estímulos nervosos e hormonais (que regulam a resistência sanguínea), sofrem influência das diferentes situações pessoais e ambientais.
      Hipertensão arterial é a pressão arterial acima de 140x90 mmHg (milímetros de mercúrio) em adultos com mais de 18 anos, medida em repouso de quinze minutos e confirmada em três vezes consecutivas e em várias visitas médicas. A pressão pode sofrer elevações ocasionais com drogas, nervosismo, exercícios físicos, fumo álcool, café e determinados alimentos.
     A grande maioria das pessoas desconhecem a respeito de suas pressões arteriais. Porém, deve-se ficar atento, afinal a hipertensão normalmente não apresenta sintomas, não incomoda e não dói, porém é um fator de risco de primeira ordem. Falaremos melhor a respeito desse "inimigo silencioso" nas próximas atualizações do blog, aprofundando a respeito do assunto.


Referências: SANCHEZ-OCAÑA, R. Nutrição de A a Z. 1º edição. Editora Senac São Paulo, 2009.
                   ABC da saúde. Hipertensão arterial - introdução. Disponível em www.abcdasaude.com.br/artigo.php?244. Acessado em 18 de julho de 2010.


Postado por Luciana Missagia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário