terça-feira, 20 de julho de 2010

"Portadores de hipertensão arterial: atitudes, crenças, percepções, pensamentos e práticas"

     Pesquisando a respeito da hipertensão arterial, encontrei um arquivo muito interessante, que consiste em uma reportagem realizada por Denise S. Peres, Jocelí Mara Magna e Luís Atílio Viana (membros do Programa de Aprimoramento Multiprofissional em Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus da Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto.Ribeirão Preto, SP, Brasil e do Programa de Hipertensão Arterial da Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto. Ribeirão Preto, SP, Brasil, respectivamente) relatando os resultados de uma pesquisa cujo objetivo era conhecer os portadores de hipertensão arterial, da rede pública de saúde, através da análise se suas atitudes, percepções, crenças, pensamentos e práticas, com o propósito de aperfeiçoar os programas de atendimento para essas categorias de doenças.
     Os estudos foram realizados tendo como base 32 pacientes hipertensos atendidos em duas unidades de saúde do município de Ribeirão Preto, SP. Eles foram entrevistados em apenas uma sessão e os dados serviram de base para o desenvolvimento do estudo.
     Foi constatado que 41% dos pacientes nem sequer souberam definir hipertensão arterial. Os fatores emocionais foram os mais apontados como obstáculos para o controle da pressão arterial e as queixas principais foram de dor de cabeça e na nuca (18%), sendo o derrame e o infarto possíveis consequências. Quanto ao comportamento adotado pelos pacientes, os mais mencionados foram o uso de medicamentos e tratamento por profissional de saúde. Apontaram também mudanças nos hábitos de alimentação e de vida para o controle da situação. A caminhada e a ginástica foram as mais recorridas.
     Foi possível cocluir ,portanto, que o conhecimento que o paciente tem sobre as práticas de saúde adotadas e sobre a doença hipertensiva são diretamente afetados pelas crenças de saúde e aspectos psicossociais. Analisando os resultados, concluiu-e que é de extrema importância, então, propor novas formas de orientação aos pacientes com hipertensão arterial.
     Abordarei mais a fundo o conteúdo da pesquisa nos posts seguintes.



Referências: "Portadores de hipertensão arterial: atitudes, crenças, percepções, pensamentos e práticas". Disponível em: www.scielosp.org/pdf/rsp/v37n5/17480.pdf. Acessado em: 20 de julho de 2010.

Postado por: Luciana Missagia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário