Ontem fui a um Posto de Saúde vacinar e enquanto aguardava minha vez, vi um cartaz à respeito da hipertensão arterial, alertando os portadores que, apesar de não haver cura para tal doença, ela pode e deve ser controlada.
Resolvi, então, perguntar aos funcionários se havia mais algum tipo de material que tratasse da hipertensão arterial, e encontrei 2 panfletos que se destinavam a mostrar à população quais alimentos devem ser consumidos em moderação e quais trazem benefícios significantes à saúde.
Digitalizei-os para mostrá-los a vocês, porém, como a imagem fica pequena após a postagem no blog, dificultando a leitura, vou escrever em seguida as informações de maior relevância.
"Dicas para uma vida mais saudável:
Mantenha o peso adequado;
Não leve o saleiro para a mesa
Evite doces e frituras;
Leia atentamente os rótulos dos alimentos observando o teor de sódio;
Prefira alimentos cozidos, assados, grelhados ou refogados;
Faça exercícios regularmente sob orientação de um profissional.
Exercício físico x Hipertensão:
Os exercícios são um grande aliado no combate e prevenção da hipertensão arterial. Além de proporcionar bem-estar físico e mental e controlar o peso, reduz riscos cardiovasculares através da diminuição do colesterol e melhora no perfil glicêmico.
"Controle da Hipertensão:
Livre consumo: hortaliças (alface, agrião, acelga, salsa, chicória e rúcula), legumes e frutas.
Modere: leite, carne bovina, frango e peixe.
Evite: presento, salsicha, mortadela, bacon, linguiça, carne seca, peixes processados (atum, sardinha ou bacalhau), sopas, molhos, temperos e salgados industrializados, vegetais em conserva ou enlatados e refrigerantes.
Substitua o sal por temperos mais saudáveis:
Arroz ---> cominho, cebola, alho e salsa
Carne bovina ---> salsa, cebolinha, alho, cebola, pimenta, vinho, vinagre, alecrim, orégamo, louro e manjericão
Aves e peixes ---> louro, gengibre, vinagre, limão, açafrão, salsa, cebola, alho, cebolinha, alecrim, gergelim, cominho, páprica
Porco ---> mostarda crua e maçã desidratada
Hortaliças cozidas ---> alho, cebola, salsa, cebolinha, pimentas, pimentão, alecrim
Massas ---> manjericão, orégano, alho e páprica."
Referências: Esse guia foi elaborado pela Nutricionista Helena do Socorro Neves Costa e pelas estagiárias de Nutrição Luana Lady da S. Siqueira, Tanya Costa, Wanderléia Alves
Postado por: Luciana Missagia
Nenhum comentário:
Postar um comentário