domingo, 25 de julho de 2010

"Sucos de grapefruit, laranja e maçã alteram a eficácia de remédios"

     Folheando a revista "Saúde! é vital", encontrei uma reportagem que falava do perigo em misturar plantas e remédios.
     Um artigo publicado por cardiologistas da Clínica Mayo, nos Estados Unidos trata de um fenômeno comum entre americanos e brasileiros. Muitos tomam medicamentos para controlar o colesterol ou a pressão e também faz uso de fitoterápicos com esse ou outros fins terapêuticos. "O problema é que eles podem interagir, diminuindo ou exagerando a ação das drogas, além de ampliar os efeitos adversos", diz Arshad Jahangir, um dos responsáveis pelo levantamento que apresentarei em seguida. "É preciso estar atento a esses riscos e consultar um especialista antes de tomar fitoterápicos", recomenda.
  • Erva-de-São-João + remédios para pressão, colesterol e aritmia = redução do efeito das drogas e aumento da possibilidade de derrames.


  • Suco de Grapefruit + estatinas, anti-hipertensivos = dores musculares e danos ao fígado, queda da pressão.
     Pesquisando mais a respeito do assunto, encontrei artigos que afirmavam o mesmo. A substância naringina, que dá o sabor amargo à grapefruit, bloqueia o transportador OATP1A2 de remédios com fexofenadina, que acabam tendo a absorção no intestino delgado prejudicada.
     David Bailey, professor da Universidade de Western Ontário, no Canadá, há vinte anos descobrira o contrário. Anteriormente, acreditava que o suco da grapefruit impedia que uma enzima participasse da decomposição do medicamento e, portanto, facilitava sua absorção e seus efeitos.
     Além da grapefruit, a laranja e a maçã também prejudicam a absorção de betabloqueadores de infartos e hipertensão, como o atenolol e celiprolol. 
                                                           

Referências: Revista Saúde! é vital; Março de 2010, página 32.
"Sucos de Grapefruit, laranja e maçã alteram a eficácia de remédios". Disponível em: www.sidneyrezende.com/noticia/17148+sucos+de+grapefruit+laranja+e+maca+alteram+a+eficacia+de+remedios. Acessado em 25 de julho de 2010.
"Sucos de laranja, maçã e grapefruit podem reduzir a eficácia dos medicamentos". Disponível em: essenciaquimica.blogspot.com/2008/08/sucos-de-laranja-ma-e-grapefruit-podem.html. Acessado em 25 de julho de 2010.

Postado por: Luciana Missagia.

2 comentários:

  1. Então não é bom tomar esses sucos? Eu achava que sim.

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre achei que era bom tomar esses sucos, que pena... o que tomar então? tudo faz mal?

    ResponderExcluir