sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Hipertensão Intracraniana

     Fugindo um pouco da hipertensão arterial, falarei agora sobre a hipertensão intracraniana, a qual eu confesso que desconhecia antes do blog...
     A pressão intracraniana, mais conhecida como PIC, é aquela encontrada no interior da caixa craniana, tendo como referência a pressão atmosférica. A PIC apresenta uma variação fisiológica de 5 a 15 mmHg e expressa a relação da caixa craniana ( composta por cérebro, líquido cefalorraquidano e sangue) e o volume do crânio, que pode ser considerado constante. A alteração do volume de algum desses conteúdos pode causar a hipertensão intracraniana, conhecida pela sigla HIC.
     A HIC manifesta-se, em adultos e em crianças maiores, na forma de cefaleia, alterações visuais, vômitos e náuseas, além de poder apresentar sinais como distúrbios psíquicos e desvio medial do olho. Assim como qualquer pressão, a PIC também apresenta medição, no entanto é muito invasiva. Em situações como no traumatismo craniano grave, a medição é extremamente necessária e, não só nesse caso, mas na maioria das vezes, é feita pela Tomografia Computadorizada.
     O tratamento da HIC é um pouco diferente dos demais tipos de hipertensão, pois o ideal visa a remoção da sua causa. No entanto, muitas vezes isso não é possível, então são tomadas medidas de ordem geral e de ordem específica. As medidas de ordem geral inlcuem cuidados como utilização de sondas e outros mecanismos que visam estabilizar o paciente deixando-o confortável na medida do possível; já as medidas específicas são caracterizadas principalmente por: inibição da produção do líquido cefalorraquidiano, hiperventilação e uso de diuréticos.
     A hiperventilação diminui a PIC por um longo período de tempo, devido à situação de alcalose que ela provoca, aumentando o pH, o qual afeta diretamente as arteríolas, provocando a vasoconstrição. Esta última impede o bombeamento de sangue para vasos de parede fina, diminuindo o volume sanguíneo intracraniano e a consequente queda da PIC.
     Outro mecanismo eficaz é o uso de soluções diuréticas hipertônicas, que agem sobre a PIC por meio do seu efeito osmótico, o qual provoca a retirada do líquido extracelular para o intravascular. Assim, os agentes osmoticamente ativos também traduzem a viscosidade do sangue, provocando vasoconstrição reflexa e redução da PIC.
     É...hipertensão, seja ela arterial, pulmonar ou ocular, é um verdadeiro PERIGO!




Referência Bibliográfica: 

  • "Hipertensão Intracraniana". Disponível em: http://www.fmrp.usp.br/revista/1998/vol31n4/hipertensao_intracraniana.pdf. Aessado em 20 de agosto de 2010.



Postado por: Larissa Figueiredo

Um comentário:

  1. A esclerose multipla surto-remissao pode causar pressao intracraniana? Pois sinto uma pressao fortisssima na minha cabeca.. como se minha cabeca fosse explodir. Tenho tonturas, nauseas, dor no fundo dos olhos e irritabilidade fora do comum.

    ResponderExcluir