terça-feira, 24 de agosto de 2010

Por que a hipertensão se tornou tão comum entre os brasileiros?

     E mais uma vez a hipertensão aparece nas páginas da revista ÉPOCA, e dessa vez os dados são mais assustadores. Confira:

     Segundo dados coletados com 54 mil moradores de todas as capitais nos últimos quatro anos, o Brasil está mais gordo e sedentário, abusa mais de álcool, come menos feijão (alimento rico em proteínas, vegetais, ferro e outros nutrientes), frutas e hortaliças e, devido a esses e outros fatores, está mais sujeito à hipertensão e ao diabetes.
     A pesquisa mostra que nas últimas três décadas, o Brasil viveu uma complicada transição nutricional: saiu da desnutrição para o sobrepeso. Essa situação é explicada pela expansão do acesso a alimentos baratos, engordativos e de baixo valor nutricional, e também pela falta de exercícios físicos. Como conseqüência a hipertensão se tornou uma das doenças “comuns” entre os brasileiros, visto que dentre os entrevistados, 24% disseram ter recebido diagnóstico de hipertensão (em 2006 essa porcentagem era de 21%).
     Como todos nós sabemos, a hipertensão é o principal fator de risco para doenças como infarto, derrame e insuficiência renal, sendo assim, tratá-la como uma doença comum entre a população é um fato alarmante, poisexpressa o descuido exacerbado com a saúde e com o bem-estar por parte da população.
     Por fim, fica um alerta para todos: pratiquem exercícios, façam uma reeducação alimentar, busquem uma vida mais saudável, afinal, como diria um velho ditado: “antes tarde do que nunca”! 


Referência Bibliográfica: Revista ÉPOCA, Junho de 2010, Editora Globo.

Postado por: Larissa Figueiredo

Nenhum comentário:

Postar um comentário